google-site-verification: google9607fc7c194a44e0.html

Meu cônjuge é muito ciumento. O que eu faço?

26/10/2020
Meu cônjuge é muito ciumento. O que eu faço?
Meu cônjuge é muito ciumento. O que eu faço?

Ciúmes é uma causa recorrente do fim de namoros, noivados e casamentos, ambos sofrem por conta deste sentimento, principalmente o ciumento que acaba por atormentar-se em dobro. Ciúmes é uma reação despertada por uma ameaça percebida, podendo ser real ou imaginária, de perda do seu afeto e/ou atenção.

Embora seja um sentimento que muitas vezes é dita como prova ou mesmo de demonstrar amor, o ciúme em excesso pode trazer muitos malefícios para o casal. Neste texto quero trabalhar o que leva a pessoa a ser ciumenta em excesso e como o casal pode amadurecer e lidar com esta situação:

-Insegurança:

Se um membro do casal sofre de baixa auto estima é provável que o casal terá graves crises de ciúmes. Cuidado com críticas e comparações com outras pessoas, tudo que uma pessoa com baixa auto estima não precisa é se sentir mais inferior a outros. Sempre esteja pronto a elogiar seu parceiro(a), apontando as principais características e qualidades. Caso ocorra uma crise grave de auto estima consulte um psicólogo, não permita que algo pior aconteça como o início de uma depressão, por exemplo.

-Medo:

O medo é uma constante em um relacionamento que uma das partes é ciumenta, a todo momento a pessoa imagina que seu parceiro poderá trocá-la por outra pessoa e, assim, abandonar a relação. A melhor forma de lidar com o medo é racionalmente, descobrindo que muita das causas de nossos medos não passam de criações da nossa imaginação.

-Possessão

Uma das principais, se não a principal, é a possessividade, ou seja, quando alguém acha que é dona de outra pessoa, com isso, a prende e chega a sufoca-la junto de si. Ninguém tem o direito sobre o outro. Ninguém precisa mandar em ninguém, nem deve fazer isso, tudo em um relacionamento deve ser resolvido a base do diálogo. Se você sente incomodado com alguma vestimenta que sua mulher usar, achando que outros vão olhar pra ela, não a proíba de usar, não brigue, converse dialogue, cheguem a um consenso juntos.

como salvar um casamento em crise

seu casamento esta em perigo

-Desconfiança

Um relacionamento feliz, é aquele que tem confiança mútua. Duas pessoas felizes que confiam uma na outra, que são íntimos uma da outra, não serão um casal ciumento. Se você tem um relacionamento baseado em mentiras, já está errado. Se você costuma esconder coisas, e está sendo vítima de ciúmes, está apenas pagando o preço dos erros que comete. Se você é sincero e for um livro aberto para o seu cônjuge ele não terá motivos para ter ciúmes de você.

Quero trazer alguns versículos que falam de ciúmes:

  • "...pois o ciúme desperta a fúria do marido, que não terá misericórdia quando se vingar." Provérbios 6:34
  • "O coração em paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos. Provérbios 14:30
  • "Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ...". Gálatas 5:19-21

O ciumento excessivo precisa da ajuda de Deus, tem que se encher do Espírito, visto que o ciúme é uma obra da carne, a melhor maneira de lutar contra as obras da carna é se enchendo o Espírito de Deus e adquirindo o fruto do Espírito: "amor, gozo, paz, magnanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." Gálatas 5:22.

Veja que os demais versículos demonstram o quão perigoso pode ser o sentimento de ciúmes, este sentimento é tão maléfico para quem o sente, que pode apodrecer os próprios ossos, e pode fazer com que a pessoa ciumenta cometa atitudes que vá se arrepender amargamente.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora